Tutorial Guardião Arcano - Cabal Online
TUTORIAL Magic Force Shielder
Ultimamente tenho visto muitas dúvidas sobre MFS (Magic Force Shielder), então, fiz um guia para as pessoas terem de BASE.
1. O que é um MFS
MFS = Magic Force Shielder, é um Guardião Arcano voltado pra Magic, usa canhões/Lanças ao invés de skills de espada, abre mão de um pouco de defesa, mas assim ele consegue uma range e um DPS (Danos Por Segundo) melhor.
2. Build
A build (atributos) de MFS é toda baseada em INT, já que esse atributo aumenta ataque mágico, MFS tem menos defesa que SFS porque INT dá menos defesa que FOR (e, não, no cabal não existe defesa mágica).
Tem gente que acha melhor equilibrar INT com DES, para ter mais defesa, já que DES aumenta mais defesa que INT, ainda assim aumentando um pouco de ataque mágico.
Então no final ficaria assim:
FOR: Mínimo para usar equips ; 386 para Mithril [1] + 7 ; 286 para Guarda [1] + 7 ; 283 Ósmio[2] +7
INT: O que sobrar
DES:204 ~ 300 ; Recomendo botar uns 300 de DES para ter um pouco mais de defesa, precisão, evasão. ; 204 = mínimo pra usar equipes, só upando rank você consegue 201 de DES.
3. Combos
Combo para MFS geralmente é só 4 canhões lv. 9/19/20 ou lanças, ou misturando.
eu costumo usar esses:
PvP
Meu combo favorito:
Todas as skills Lv. 20
Cast Time ao 10 combo = 17.8segs = Cast Time ao 11 combo = 19.8segs
Dano Total no 10 Combo = 12734,6 = Dano total ao 11 combo = 14048,1
Esse combo tem maior DPS e dano que os outros, fazendo "11 combos" com ele, você comba em menos tempo que os outros e dá um dano maior.
-
Combando só com 4 canhões:
Nv. 19 Nv. 19 Nv. 18 Nv. 18
Pra quem não gosta de combar com mais de 4 skills
Cast Time no 10 combo = 20,4segs
Dano Total no 10 Combo = 12498,5
-
Combando com 6 canhões (vlw Docs pelo combo!)
Todas as skills Lv. 20
Cast Time no 10 combo = 20,4segs
Dano Total no 10 Combo 12856,1
combo usand todos os canhões, bom combo, mas não gosto dele pq tem 6 skills ^^
Tirem suas conclusões.
Vlws Docs pelo último combo e pelo dano total dos combos ;D
lembrando que o cast é reduzido com o combo!
PvM
STUNLOCK:
Nv.12 Nv. x Nv. x Nv. x Nv. x
(o nível das skills do stunlock depende do Nv. das skills pro PvP)
4. Aprimoramentos
Bom, depois específico mais e boto imagens aqui (tô meio sem tempo agora), Mas tem 5 aprimoramentos que são obrigatórios, e o outro você escolhe.
Os 5 são:
- Aumentar Vitalidade - Aumenta o HP.
- Absorção de Dano - Aumenta defesa.
- Instinto Defensivo - Aumenta defesa.
- Aumenta Ataque Mágico.
- Aumenta ataque mágico.
O sexto você escolhe entre:
- Sexto Sentido - que aumenta evasão, muito útil pra PvM, e as vezes, pra PvP.
- Clarividência - aumenta sua precisão, vai dar menos miss, mas, combando sua precisão é anulada, ou seja, você nunca dá miss, mas, não é sempre que você vai combar né ^^
- Aumenta ataque, para MFS's que usam alguma skill de espada constantemente. não recomendo, mas conheço gente que usa.
Recomendo Sexto Sentido ou Clarividência.
5. Armaduras
Aí vai de cada GA, recomendo botar o mín. em FOR pra usar mithril, mas tem gente que bota só o suficiente pra usar ósmio, para sobrar mais pontos e botar em INT, e tem gente que usa os atributos suficientes de Traje/Quimono para botar o que sobra em INT
Na minha opinião, se é pra usar Traje ou Quimono com um GA, faz um AA ou um MA que você vai se dar melhor, sério.
Agora, o que todos perguntam, vale a pena ficar só no set da Guarda ou botar FOR bastante pra usar Mithril??
Bom, comparando como ficaria:
a diferença nem é tão grande né?
mas a diferença de defesa de guarda pra mithril é rasoável.
*Teste feito com base no - http://www.orazur.free.fr/
*Lembrando que nesse teste não contam equipes!
5. Armas
sempre que der, use Katana, que tem mais precisão e Magia, mas se a espada for melhor que a Katana, use também, a diferença é pouca. (sempre prefira uma espada +1 a uma katana +0 por exemplo)
6. Build (equipes)
PvP:
Helmo [2]:Fatal 5% taxa 20% de danos críticos
Armadura [2]: expansora ; Amp Magia - max taxa crítica
Luva[2]: expansora ; ??? *costumo tentar aprim. nv. 2 nos slots da luva*
Greva[2]: expansora ; HP + 100
Espada: Fatal Danos crit. + 36%
Cristal: fatal Danos crit. + 36%
qdo for usar mithril, use algum com amp, e, não com 10% danos (viewtopic.php?f=54&t=1548)
Amuleto: Da dor (no mínimo +4)
Anéis: (2x) da sorte +1
Bracelete: Do sábio +2 pra cima.
Dragona: Do Sábio e do Guardião + 6 pra cima (alternando dependendo da necessidade)
PvM:
Helmo [2]:Fatal 5% taxa 20% de danos críticos
Armadura [2]: Perseverante/ Vampiro ; Amp Magia - max taxa crítica
Luva[2]: expansora ; ??? *costumo tentar aprim. nv. 2 nos slots da luva*
Greva[2]: Perseverante ; HP + 100
Espada: Fatal Danos crit. + 36%
Cristal: fatal Danos crit. + 36%
Amuleto: Do Vampiro
Anéis: (2x) da sorte +1 / Da extorsão +4 pra cima (alterando entre a necessidade de danos x HP)
Bracelete: Do sábio +2 pra cima / Extorsão
Dragona: Do Sábio e do Guardião + 6 pra cima (alternando dependendo da necessidade)
[i]*isso considerando OSM[2]
*Em Vermelho o CRAFT do item, e em azul os SLOTS dele.
7. Skills e pontos
MFS usa apenas canhões/lanças, mas, quais devo pegar? que Nível deixar (lembrando que pra ter todos os canhões/lanças Nv. 20 precisa de muitos pontos).
Recomendo pegar:
- Canhão de Fogo
- Canhão de Pedra
- Canhão Relampejante
- Canhão de Cristal
- Canhão de água
- Lança de Terra
- Lança de Fogo
- Lança Relampejante
- Isso apenas contando com canhões, sem contar buffs, cura, etc...
- Dependendo do seu combo de PvP você escolhe o Nv. da skill
Agora, o problema é ter pontos para botar tantas skills Nv. 20, tenho duas soluções pra isso.
1 - Resistencia a Interferências - Esse buff dá os mesmos atributos no Nv. 1 e no Nv. 20, a única diferença é a duração dele, deixe-o Nv. 1 (use o resto em canhões), e usá-lo apenas antes de algum PvP.
2 - Mesma coisa que Inferência Vital só que com cura (eu acho a cura do GA praticamente inútil, mas se tiver pontos sobrando... por que não? ^^)
3 - deixar o buff Enrijecer Escudo no level 18 ~ 19, o buff ficará quase igual, e sobrarão mais pontos =)
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